Maturidade

11:14 rede jovem mar 2 Comentarios


https://redejovemmar.blogspot.com.br/2015/05/maturidade.html


(Efésios 4:11-15)

Maturidade significa: Relíquias: idade, estatura, termo de vida, maior idade ou o ser que é consolidado nas suas atitudes. Ou seja: Como um vaso de honra que tem muito tempo e não se encontra rachaduras, firme, constante e sólido.

Em latim, Maturidade é moturitas – aquele que evoluiu saudavelmente, cresceu, amadureceu, tornou-se aprovado; aquele que tem controle sobre reações instintivas e passionais, que reflete antes de agir, e não toma decisões sem avaliar resultados. Esse é o conceito de maduro.
Adolescens: fala de um tipo de maturidade introdutória, que é uma fase da vida onde se introduz a maturidade, isso quer dizer que Jesus como Adolescente foi perfeitamente aprovado diante de doutores. Um adolescente, jovenzinho que recebeu uma orientação correta, que mesmo na introdução da vida não fez o que quis. “E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.” (Lucas 2:47). Isso porque adolescens é um líder maduro, mesmo sendo ainda muito jovem.

Em hebraico, maturidade é Tamim que significa completo ou inteiro. Não é perfeição humana, mas uma integridade divina. Completo, terminado, balanceado, saudável, sincero, coração completo, íntegro ou fiel.
“Estas são as gerações de Noé. Noé foi um homem justo e perfeito (maduro) nas suas gerações: Noé andou com Deus.” (Gênesis 6:9).
Tamim também significa sem mancha, sem culpa, desejado por Deus por ser aprovado e fiel. Aquele que pode conduzir em si a presença de Deus e redimir uma geração. É como a límpida expressão em Mateus 5:48 “Sede vós, pois, perfeitos (maduros), como vosso Pai celestial é perfeito.”

Maturidade em grego é Teleios, um Ser Perfeito. “Entretanto falamos sabedoria entre os perfeitos (maduros), porém não a sabedoria deste mundo, nem a dos poderosos deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada.” (I Coríntios 2:6).

MATURIDADE, O DECRETO DE DEUS PARA UM AVIVAMENTO LEGÍTIMO
Estamos vivendo um tempo de muita confusão de personalidade, um dos séculos mais difíceis da história no quesito do comportamento social. As pessoas não estão tendo maturidade e habilidade para lutar contra as demandas das exigências sociais, o que confirma que a geração caminha para uma falência de moral e etica gerando uma sociedade cada vez mais imatura.

Como devemos nos comportar nesse tempo tão hostil? O que devemos fazer para não entrarmos nesse secularismo sem nenhuma solução de continuidade do ético, moral e espiritual? Como poderemos ser instrumento de influência e não deixarmos que o mundanismo com sua proposta pós-moderna tome a nossa mente e desvie a Igreja do propósito?


Os maduros se desenvolvem no Senhor!

Efésios 4:12:13

Somos exortados nessa verdade a sermos homens e mulheres tomados por uma maturidade aprovada. Isso não implica em idade avançada mas em um caráter tratado. Temos visto pessoas biologicamente adultas mas emocionalmente crianças, por isso vemos que muitos não respondem a demanda das exigências sociais, e, claro, extremamente despreparados para responderem a esse século doente, e poluído de informações erradas.

Mas, com a estrutura de homem maduro, conhecido como varão perfeito, nós iremos tomar posse de uma maturidade integra e vamos gerar um avivamento legitimo, começando por nosso ser e atingindo as pessoas nas quais nos rodeiam!

“Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.” (
II Coríntios 4:16)

Os maduros são modelos!

(I Timóteo 4:12)
Nosso carater sendo perfeitamente moldado no Espirito Santo nos fará jovens com uma alma arrumada e comportamentos aprovados.
O que avaliamos é que, além de sermos restaurados e fortificados na Palavra de Poder, Deus nos mostra que o Modelo da fé que os maduros possuem atinge 5 níveis principais: modelo na fé, modelo na palavra, modelo no procedimento, modelo no amor, modelo na pureza.
(Efésios 3:16)
O próprio Deus vai alimenta-los e fortalece-los tornando-os jovens maduros e modelos para todas as gerações, as que estão, e que virão!

Os maduros são aprovados!

(II Timóteo 3:16,17)
Meu Deus! Que decreto! Ser jovem aprovado e perfeito! Será que Deus seria capaz de nos pedir algo que Ele sabe que não podemos fazer?
Então a maturidade absorve esse decreto como um prazer e não como um desafio do impossível, é algo que mexe com nossas entranhas, muito forte, mas verdadeiramente possível. A convocação é para sermos jovens perfeitos pela Palavra, não pela força do braço, mas pelo decreto de Deus. Sou perfeitamente aprovado, ou seja, ter um caráter irrepreensível como Filho, Empregado, Discipulador ou discípulo, aluno, um jovem sociável do que não tem o que se envergonhar, ou seja o que importa é que sejamos aprovados na chamada que Deus. Quem recebe esse decreto na sua vida?

Claro que nós estamos aprovados na Palavra em muita coisa, mas outras, como diz Paulo, precisamos nos preparar para alcançar, e termos a certeza que alcançaremos.
(Filipenses 3:13,14)
“Irmãos, eu não julgo ter ainda alcançado; mas uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo em direção ao alvo, para obter o prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.”

Devemos nos deleitar naquilo que é palavra e promessa. Às vezes nos sentimos tão pequenos e incapazes, mas isso é bom para não ficarmos soberbos. Na verdade é um treino no caráter. Os maduros não têm medo de errar e avançar para o alvo, mas em tempos de oportunidade se lançam sabendo que a Palavra do Pai e a Promessa de Deus não mentem jamais, e isso instrui e fortalece nosso homem interior.

A Maturidade é mentora de Avivamento!


Deus não entregaria um projeto grande a crianças ou imaturos, por isso que estamos em um período de CONSOLIDAÇÃO, onde Deus que nos dar maturidade para vivermos o que nunca vivemos, e conquistar o que nunca conquistamos, pois como Jesus, teremos nosso Bar Mitzvah, que é a maturidade do Filho para alcançar êxito em todos os seus caminhos. Estamos confessando este período por meio destas palavras vivas para que de fato Deus nos ajude a ser exatamente o que Ele sonhou, e não encontre crianças assumindo o papel da responsabilidade que é inerente a adultos na fé.

Chegou o tempo de tomarmos posse do que Ele nos ensinou e sermos a expressão da Sua glória na Terra! Maturidade, o Decreto de Deus para um Avivamento Legítimo. Os que creem viverão essa promessa. Você recebe?! Então, tome posse e bem-vindo ao melhor tempo das sua vida. 

2 comentários:

  1. Para quem tem mais de 65 anos

    Ivone Boechat


    1 - Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: “estou velho”. Velho é coisa enguiçada. Idade não é pretexto para ninguém ficar velho. Engane a você mesmo sobre a sua idade, porque os psicólogos dizem que se vive de acordo com a idade declarada!

    2 - Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Mas você fica remoendo o passado... Não se importe com o julgamento dos outros. Só há dois times no Universo: o do Salvador e o do acusador. Neste último você sabe quem é goleiro. Continue no time do Salvador.

    3 - Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos... Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!

    4 - Coma muito menos; durma o suficiente; não fique o dia inteiro, dormindo, dando desculpa de velhice. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica, nem baixinha; seja agradável!

    5 - Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta. Não transforme poltrona em divã, ouvido em descarga.

    6 - Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar. Aprenda a fazer uma síntese de tudo, a não ser que seus amigos peçam mais detalhes. Se alguém perguntar mais alguma coisa, seja breve.

    7 - Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente. Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.

    8 - Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra
    os músculos da sua face. Tome no mínimo oito copos de água por dia e o sol da manhã é indispensável. O crime não compensa, mas o creme compensa!



    Mensagens e poesias de Ivone Boechat

    http://espacolivredoportal.blogspot.com.br/2012/06/para-quem-tem-mais-de-65-anos-ivone.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ivone por comentar , lindo texto , volte sempre !!!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga